Inaugurada na Maia a Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola

Foto: CMM

O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, e o presidente da Câmara da Maia, Silva Tiago, descerraram na Escola Secundária do Castelo da Maia a placa que assinala a atribuição do estatuto UAARE – Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola.

A cerimónia aconteceu na sexta-feira, dia 27, e contou com a presença do presidente do Instituto do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, do coordenador nacional das UAARE, Victor Pardal, e da aluna-atleta Ana Rita Teixeira, do Acro Clube da Maia, tida como exemplo pelo seu empenho.

No Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia estudam 25 atletas federados de nove modalidades, entre elas a ginástica acrobática e de trampolins, voleibol, andebol, natação, ténis e patinagem artística.

As UAARE – Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola visam uma articulação eficaz entre os agrupamentos de escolas, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e os municípios, entre outros interessados, tendo por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino secundário enquadrados no regime de alto rendimento, seleções nacionais ou de elevado potencial desportivo.

As UAARE atuam em três domínios essenciais: gestão escolar, gestão desportiva e saúde e bem-estar, que trabalhando em rede com autarquias e encarregados de educação, asseguram condições de conciliação para o sucesso dos alunos-atletas.

A comitiva visitou a sala de estudo “Aprender +”, tendo, no final, Silva Tiago ressalvado que o projeto se enquadra na visão do Município, que é ter o desporto para todos. “Sinto-me muito feliz em estar aqui a materializar o funcionamento formal desta unidade de apoio ao alto rendimento, que é só para alguns, porque por razões conhecidas precisam de apoio para acompanhar o ritmo de estudo dos restantes colegas”, afirmou Silva Tiago.

Para o secretário de Estado da Juventude e desporto, João Paulo Correia, “o projeto é filho de um casamento feliz entre o desporto e a educação”. Considerou o apoio das câmaras municipais essencial para o desenvolvimento do desporto.

O projeto “consegue dar ganhos ao desporto porque os atletas melhoram o seu desempenho e geram melhor resultados para a sua modalidade e estes atletas têm conseguido grandes resultados para o desporto nacional e é um sucesso na escola porque o projeto dá outro tipo de proteção aos alunos e permite-lhes ter um aproveitamento, também na escola, de alto rendimento”, acrescentou o secretário de Estado.

A UAARE do Castelo da Maia integra agora a Rede Nacional que inclui 19 Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, apoiando mais de 600 alunos-atletas de 43 modalidades desportivas.

 

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter