GNR registou cinco mortos em 671 acidentes nos últimos quatro dias

GNR fiscaliza veículos pesados de transporte de passageiros
Foto de arquivo: GNR

A GNR registou 671 acidentes, dos quais resultaram cinco mortos, 14 feridos graves e 155 ligeiros, nos últimos quatro dias.

São dados provisórios da Operação “Natal e Ano Novo 2023/2024”.

As vítimas mortais resultaram de acidentes registados entre sábado e segunda-feira na Estrada Nacional n.º 2, em Castro Verde, Beja, na Autoestrada 23 (A23), em Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, Na Autoestrada 1 (A1) em Vila Franca de Xira, Lisboa, e em Leiria e na EN2, em Fail, Viseu.

Entre os condutores fiscalizados, 692 conduziam com excesso de álcool e, destes, 245 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l (gramas por litro de sangue).

Foram ainda detidas 103 pessoas por conduzirem sem carta de condução.

Das 7.209 contraordenações rodoviárias detetadas, a GNR destaca 1.690 por excesso de velocidade, 447 por excesso de álcool.

De acordo com os dados, foram registadas 157 contraordenações por uso indevido do telemóvel a conduzir, 720 por falta de inspeção periódica obrigatória e 296 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Durante a operação, que termina hoje, a GNR irá continuar a priorizar a fiscalização sobre a condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, excesso de velocidade, uso indevido do telemóvel.

 

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter