A geminação entre a cidade de Vila do Conde e a cidade galega de Ferrol fez, no sábado, 50 anos. Para celebrar o aniversário, a Câmara Municipal vilacondense promoveu um conjunto de atividades, que começaram com uma receção nos Paços do Concelho.
Seguiu-se a sessão solene no Teatro Municipal, com a presença do presidente da Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa, e do alcaide de Ferrol, José Manuel Rey Varela.
A efeméride deu direito ainda à inauguração da Rua Real Coro Toxos e Froles, localizada ao sul da Capela da Nossa Senhora do Desterro.
Durante a tarde, as comemorações continuam com a abertura da Feira Nacional do Artesanato (FNA) que reservou um espaço dedicado ao Ferrol.
O Real Coro Toxos e Froles, do Ferrol, animou o recinto da FNA, e atuou no palco que à noite recebeu o Rancho da Praça – Rendilheiras de Vila do Conde.
Para Vítor Costa, presidente da autarquia, “esta oportunidade de estreitar laços e trocar ideias e experiências tem sido fundamental para o desenvolvimento de projetos que abordam questões de interesse comum” e a relação entre as duas cidades pode ainda crescer.