A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apelou hoje à população para dar sangue antes de ir de férias e numa altura em que o país vai receber milhares de jovens para a Jornada Mundial da Juventude.
“Todos os dias são necessárias 1.000 unidades de sangue — Dê sangue neste verão” é o mote da campanha de sensibilização que a FEPODABES promove a partir de sexta-feira.
Em comunicado, a Federação destaca que nesta época os níveis das reservas de sangue são normalmente reduzidos, mas que este ano essa necessidade ainda é mais crítica com a vinda de mais de um milhão de jovens para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, que irá decorrer em Lisboa, de 01 a 06 de agosto.
Nesse sentido, diz a Federação, “é crítico aumentar as reservas de sangue dos diferentes grupos sanguíneos”.
“Aproveitando que o país vai receber jovens vindos de inúmeros países, é importante que todos os cidadãos, mas em particular os jovens nacionais façam a sua dádiva por forma a prevenir necessidades inesperadas”, diz o presidente da FEPODABES, citado na nota.
Alberto Mota sublinha a importância de a população dar sangue nesta altura do ano, lembrando que “os doentes hospitalizados não vão de férias”.
No âmbito da campanha de sensibilização, a Federação vai distribuir material informativo na cidade de Lisboa em ‘outdoors’, desdobráveis informativos, cartazes e publicação de vídeos de apelo a dádiva de sangue.
No fim de semana passado, o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, organizou uma campanha de dádiva de sangue, para aumentar as reservas durante a Jornada Mundial da Juventude, ao mesmo tempo que promoveu a segurança rodoviária no verão.
Também o Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, apelou à dádiva de sangue devido a uma “tendência preocupante de diminuição” e por recear que os “constrangimentos” piorem na fase de férias.