A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai abrir no ano letivo 2024/25 uma nova licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica, para formar profissionais capazes de fazerem a ligação entre a saúde e a tecnologia.
O curso, que recebeu a aprovação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), tem 40 vagas disponíveis e tenciona preparar profissionais com competências adequadas às novas exigências da saúde, dando respostas às atuais e futuras necessidades deste setor.
O diretor da faculdade explica, citado num comunicado a que a agência Lusa teve acesso, que o objetivo desta nova licenciatura é formar profissionais capazes de intervir em vários domínios da saúde digital e da inovação biomédica, munidos de conhecimento sobre investigação e prestação de cuidados em saúde.
Tendo a telemedicina e as aplicações móveis (‘app’) um papel crescente na saúde, Altamiro da Costa Pereira considera que para dar respostas a estas necessidades são essenciais profissionais capazes de fazer pontes entre a tecnologia e a saúde e com um novo perfil formativo.
No terceiro ano, os estudantes poderão optar por um de quatro percursos especializados: Análise de Dados e Inteligência Artificial em Saúde, Investigação Biomédica e Bioinformática, Investigação Clínica e Gestão de Inovação em Saúde e Sistemas de Informação em Saúde e Telessaúde, salienta.