Exposição de fotos premiadas de Mário Cruz durante três meses na Quinta da Gruta no Castelo da Maia

Foto: Mário Cruz cedida por CM Maia

O Complexo Municipal de Educação Ambiental da Quinta da Gruta, no Castelo da Maia, recebe a partir de hoje a exposição de fotojornalismo “Living Among What’s Left Behind | Viver Entre O Que É Deixado Para Trás”. A inauguração está marcada decorreu esta sexta-feira de manhã.

Através da sua lente de Mário Cruz, único fotógrafo português duplamente premiado pela Fundação World Press Photo, revela as condições de vida no rio Pasig, nas Filipinas, um dos rios mais poluídos e poluentes do mundo, onde as pessoas “vivem da própria poluição”.

Esta exposição inclui uma fotografia premiada em 2019, que já esteve exposta no Fórum da Maia, e foi galardoada como Melhor Trabalho de Fotografia – Exposição pela Sociedade Portuguesa de Autores.

Pretende-se com esta atividade sensibilizar as pessoas para a importância da água e para a urgência de todos adotarmos comportamentos de cidadania global, «de forma a conseguirmos um mundo mais justo, mais digno, mais inclusivo e mais sustentável, conforme preconizado pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que a Câmara Municipal da Maia promove em todos os âmbitos da sua atuação», refere a autarquia em nota informativa.

A exposição vai estar disponível nos próximos três meses para visitas guiadas destinadas ao público em geral, uma visita noturna e dias para visitas guiadas destinadas a escolas.

A exposição, organizada pela Câmara Municipal da Maia, com o apoio da LIPOR e da Maiambiente, realiza-se no âmbito da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento, que a autarquia integra desde a sua criação, em 2013, com o apoio do Instituto Marquês de Valle Flor.

O evento integra também o projeto #ClimateOfChange, cofinanciado pela Comissão Europeia (CE) no âmbito do programa DEAR (Development Education and Awareness Raising) e apoiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, que procura consolidar a perceção e conhecimento dos jovens cidadãos da UE quanto às migrações induzidas pelas alterações climáticas, como um dos maiores desafios do mundo globalizado, e o projeto People & Planet, cofinanciado pela CE no âmbito do programa DEAR (Development Education and Awareness Raising) e apoiado pelo Instituto Camões, que une 17 organizações que querem ajudar a cuidar melhor do planeta.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter