Exposição de Camélias é inaugurada no domingo na Cidade da Maia

Camélia Angelina Vieira_Foto: Parque Biológico de Gaia

 

É inaugurada no domingo, dia 10 de abril, pelas 10h00, na Escola Príncipe da Beira, em Gueifães, a Exposição de Camélias “A Maia na Rota das Camélias”.

O evento tem como objetivo promover e implementar na Município a Rota das Camélias, dando especial destaque à Camélia Angelina Vieira e à Camélia Príncipe da Beira, camélias profundamente ligadas ao território maiato e no caso concreto da Camélia Angelina Vieira, ligada ao seu criador, Germano Vieira, ilustre médico e botânico da Maia.

Com a chegada das primeiras Camélias à Europa, vindas do oriente, desenvolveu-se um verdadeiro culto àquela planta. As primeiras designações utilizadas para se referir à camélia na Europa foram “rosa da China” ou “rosa do Japão”. Com grande preponderância na região norte e centro de Portugal, existem na Maia, alguns exemplares dignos de interesse.

 

A primeira e mais conhecida, Camélia Angelina Vieira, foi desenvolvida pelo médico e apaixonado pela botânica, Germano Vieira, que decidiu dar o nome da esposa a este belo exemplar, perpetuando assim uma bela história de amor.

Outra planta digna de relevo é a Camélia Príncipe da Beira, uma derivação da camélia D. Pedro.

A exposição, que servirá de ponto de partida para a criação da Rota das Camélias na Maia, pode ser visitada entre as 10h00 e as 18h00, na escola Príncipe da Beira – Gueifães, freguesia da Cidade da Maia.

Esta mostra é uma iniciativa da Junta de Freguesia Cidade da Maia em parceria com o município.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter