Exposição “Afastar e Aproximar” no Fórum da Maia a partir de hoje

Foto Maia Cultura

De 5 a 28 de janeiro, no Fórum da Maia é apresentada a mostra “Afastar e Aproximar/Zoom in and zoom out”

A Câmara Municipal da Maia promove esta vídeo-instalação, interativa e imersiva, que desafia a reinterpretação da História e apela à reflexão sobre a relação entre o ser humano e a natureza, bem como à consciência da ação humana em tempos de crise climática global.

«Neste espaço cénico, que explora várias dicotomias tão caraterísticas dos nossos tempos, como o real versus o virtual, o digital versus o analógico ou o natural versus o artificial, o movimento e o corpo ocupam um lugar central. O observador molda a composição visual e sonora através de diversas formas de interatividade, pois cada ação é detetada por sensores de presença e de movimento, dinamizando efeitos visuais de zoom in/zoom out que dependem da posição do corpo no espaço e da manipulação dos objetos», é explicado na sinopse da exposição.

Este é ainda um projeto de arte computacional inserido no âmbito de uma investigação de doutoramento em Média-Arte Digital. «O projeto é inspirado no questionamento dos valores dominantes da autoconservação da espécie humana e no desejo de unir arte e tecnologia para provocar uma nova consciência ética, de sustentabilidade ambiental e cultural».

Os autores desta instalação são três investigadores reunidos numa equipa interdisciplinar do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC – ual/uab).

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter