Está a decorrer, até amanhã, no Teatro Municipal de Vila do Conde, o V Congresso Internacional e XII Nacional de Paramiloidose, destinado a técnicos de saúde com o objetivo promover a partilha de conhecimento e de experiências sobre a paramiloidose. O Encontro, de carácter científico, é promovido pela Associação Portuguesa de Paramiloidose, sediada em Vila do Conde.
O presidente da Câmara Municipal integrou a mesa da sessão de abertura do congresso, acompanhado do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, dos presidente da Associação Portuguesa de Paramiloidose, Carlos Figueiras e da representante do Centro de Referência de Paramiloidose, Isabel Conceição.
Vítor Costa referiu que foi com muito gosto que o Município se associou, acolhendo este congresso em Vila do Conde, e reconheceu a importância de se debaterem estas questões com rigor técnico e científico.
A Câmara assegura o transporte, para acompanhamento e tratamentos, de mais de uma centena de doentes do município para Porto, Coimbra e Lisboa.
O encontro conta com a presença médicos portugueses e estrangeiros, assim como técnicos de saúde de diferentes especialidades. Para debate da forma como a doença se manifesta, a evolução do diagnóstico e o papel do acompanhamento médico do doente por parte de diferentes especialidades, como neurologia, cardiologia, oftalmologia, nefrologia.