Executivo da Maia aprovou traçado da nova linha de metro Maia II

Construção da linha Rubi do Metro do Porto deverá demorar quase três anos
Foto: A Santos

A Câmara Municipal da Maia vai ter uma nova linha de metro. O estudo da Linha Maia II Roberto Frias – Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro, que vai ter um desenvolvimento total, em via dupla, de 13 km, e desenvolver-se à superfície, em viaduto e em túnel, foi aprovado, por unanimidade, na segunda-feira, na reunião pública do executivo.

De acordo com o projeto preliminar aprovado, a extensão em túnel vai ter 2.717 metros, a extensão à superfície 6.688 metros e a extensão em viaduto será de 3.599 metros.

A nova linha da Maia vai fazer nas suas extremidades ligações com as linhas Circular e linha do Aeroporto e na estação Parque Maia com a Linha Verde.

Segundo o documento apresentado ao executivo, a nova linha vai sair de Roberto Frias, vai ter estações no Hospital S. João (subterrânea), em Pedrouços (superfície), Giesta (superfície), São Gemil (superfície/sobre viaduto), Caverneira (superfície/sobre viaduto), Águas Santas (superfície/sobre viaduto), Milheirós, Gueifães, Maninhos (subterrânea), Catassol (subterrânea), Chantre (subterrânea), Parque Maia II (superfície), Espido (superfície/sobre viaduto), Ponte de Moreira (superfície), Verdes II (superfície).

A nova linha, prevista desde o documento fundador da Metro do Porto, e há muito reivindicada pelo presidente da Câmara Municipal da Maia vai mesmo ser uma realidade. “Este era um projeto pelo qual me bati e que a Maia e os maiatos merecem”, afirma Silva Tiago.

 


 

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