Esta tarde abrem oficialmente Jogos do Eixo Atlântico na Maia

Maia recebe encontro sobre inovação pedagógica
Foto Arquivo

O Município da Maia vai ser o anfitrião da XIV Edição dos Jogos do Eixo Atlântico, que decorrem entre os dias 4 e 8 de julho de 2022. Recordamos que a cerimónia Oficial de abertura vai decorrer esta segunda-feira, dia 4 de julho, pelas 16h00, na Praça do Município.

Confirmadas já estão as presenças, para além do presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago e da Presidente do Eixo Atlântico, Lara Méndez, do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Rodrigues Ferreira, dos presidentes das Federações Portuguesas de Futebol, Voleibol e Atletismo e dos presidentes e alcaides de todos os concelhos participantes nos jogos.

Depois do adiamento por um ano por causa da pandemia, estima-se que participem na edição deste ano cerca de 2400 atletas, representativos de 28 concelhos do Norte de Portugal e da Galiza. É o mais elevado número de participantes desde a fundação dos jogos, em 1995, consolidando, desta forma, a marca: “Maia, Cidade do Desporto”.

A edição deste ano vai contar com 28 delegações – 16 portuguesas e 12 espanholas, compostas por jovens, com uma idade máxima de 16 anos, que vão competir em cinco modalidades distintas (andebol, voleibol, basquetebol, futebol de 7, natação e atletismo), incluindo desporto adaptado (natação e atletismo).

Do lado de cá da fronteira, estão confirmadas delegações da Maia, Matosinhos, Gondomar, Bragança, Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real, Peso da Régua, Valongo, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Santa Maria da Feira, Amarante, Guimarães e Póvoa de Varzim.

De Espanha, estão já confirmadas delegações de Lugo, Ourense, Carballo, O Barco de Valdeorras, Pontevedra, Monforte de Lemos, Ponteareas, Vilagarcía de Arousa, A Coruña, Sarria, Santiago de Compostela, Vigo.

Durante a VIX edição dos Jogos do Eixo Atlântico vão realiza-se 260 jogos, que vão decorrer em 14 instalações desportivas. Durante os dias do evento vão ser servidas 14500 refeições e fornecidas 2800 dormidas. Estima-se que a organização dos Jogos do Eixo Atlântico representa um investimento na ordem dos 450 mil euros.

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter