Empresa da Maia promove dádiva com o Instituto Português do Sangue

Recolha de sangue amanhã em Vila do Conde
Foto DR
A Sociedade Comercial C. Santos vai promover uma ação de dádiva de sangue nas instalações-sede da empresa, na Maia-Aeroporto. A iniciativa está marcada para a tarde de 20 de abril e ocorre em parceria com o Instituto Português de Sangue e da Transplantação – Centro de Sangue e Transplantação do Porto (IPST – CSTP).
Esta ação pretende ser mais um contributo para a chamada de atenção à comunidade da importância da dádiva regular de sangue como forma de tratar doentes e salvar vidas. Sob o mote “Dar Energia à Vida”, esta ação é aberta a todos os interessados, bastando para tal efetuar a marcação em https://www.soccsantos.pt/dadivasangue/
O número de dadores de sangue no país diminuiu em 30% entre 2011 e 2020. O número absoluto de dádivas cai na mesma ordem de grandeza, de 410 889 em 2011 para 287 958 em 2020.
A situação atual não é crítica, uma vez que as necessidades também têm vindo a diminuir fruto da otimização da utilização da transfusão. No entanto é objetivo do IPST encontrar estratégias para fidelizar os que estão disponíveis para doar.

Informações importantes para a dádiva de sangue:
Quais as condições para dar sangue?
Ter entre 18 e 65 anos de idade (o limite para a primeira dádiva são 60 anos) e um peso mínimo de 50kg.
De quanto em quanto tempo posso dar sangue?
Os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses e as mulheres de 4 em 4 meses.
Quanto tempo demora a dádiva?
O processo de doação de sangue leva cerca de 30 minutos, aqui incluindo a inscrição, a consulta, a dádiva e a refeição final (a dádiva de sangue em si demora entre 5 e 7 minutos).
E a vacina para a Covid-19?
Os dadores que foram vacinados para a Covid-19 não estão impedidos de dar sangue nem têm qualquer período de suspensão.
Tive Covid-19. Qual o período de espera para poder dar sangue?
Quem esteve infetado com Covid-19 pode dar sangue ao 15º dia pós-sintomas.

 

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter