Emília Santos preside ao novo Conselho Local de Saúde Mental do Hospital S. João

Emília Santos_foto de Arquivo

Conselho Metropolitano do Porto confiou à vereadora da Saúde do município da Maia a representação da AMP no órgão recém-criado no âmbito da nova organização dos serviços de saúde mental.

A vice-presidente e vereadora da Saúde da Câmara Municipal da Maia, Emília Santos, foi designada como representante da Área Metropolitana do Porto (AMP) para o Conselho Local de Saúde Mental do Centro Hospital Universitário de S. João (CHUSJ), assumindo, por inerência, a presidência deste órgão.

A designação foi deliberada em reunião do Conselho Metropolitano do Porto, realizada no fim do mês de maio, no contexto da constituição do Conselho Local de Saúde Mental, um órgão que surge no âmbito do Decreto-Lei n.º 113/2021, de 14 de dezembro, que estabelece os princípios orientadores da organização, gestão e avaliação dos serviços de saúde mental.

A designação enquanto representante da AMP para presidir ao novo Conselho Local de Saúde Mental é encarada por Emília Santos como “uma honra e uma missão a que me dedicarei plenamente, trabalhando com os conselheiros no sentido de cumprir a responsabilidade que este órgão assume para o bom funcionamento dos serviços locais de saúde mental”.

Para Emília Santos, a saúde mental tem de ser “uma prioridade na política de saúde, pela importância que assume no bem-estar das pessoas, exigindo-se um trabalho empenhado de todos, a nível nacional e local”, especialmente tendo em conta o impacto que a pandemia e os vários momentos de confinamento estão a ter na população.

O Conselho Local de Saúde Mental tem como competências emitir pareceres sobre os planos de atividades, e subsequentes relatórios, dos serviços locais de saúde mental, bem como apresentar propostas de melhoria do seu funcionamento.

De referir que o município da Maia tem sido sensível à problemática liderando projetos dedicados à saúde mental, no âmbito do Programa de Saúde Escolar e do Programa Municipal de Saúde Sénior.

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter