Ecovia do rio Ave para ligar Vieira do Minho até Vila do Conde

Ecovia do rio Ave para ligar Vieira do Minho até Vila do Conde
Imagem vilanovaonline.pt

O Governo recebeu esta quinta feira um projeto de resolução com vista à criação de uma Ecovia do Ave – uma via pedestre e ciclável que ligue a nascente até à foz do rio. A ideia tinha sido pré-anunciada pela Câmara de Guimarães, no início do ano, e defendida por vários municípios.

A ecovia, proposta pelo Grupo Parlamentar do PAN, ligará a nascente, localizada na Serra da Cabreira, em Vieira do Minho, até à foz, em Vila do Conde, passando pelos concelhos de Póvoa de Lanhoso, Guimarães, Famalicão, Trofa e Santo Tirso.

Esta nova ecovia pretende aproximar as pessoas do rio, ajudar à monitorização de focos de poluição e melhorar a mobilidade entre concelhos, assim como ajudar as economias locais”, considera o partido Pessoas Animais e Natureza, que defende ser “uma resposta alternativa e mais respeitadora do meio ambiente”.

Para gerir a ecovia, é proposta a criação de uma comissão permanente que envolva os municípios banhados pelo rio Ave e seus afluentes, mas também especialistas, associações, movimentos ambientalistas e sociedade civil, de forma a atualizar objetivos e monitorizar o trabalho conjunto a ser desenvolvido para a despoluição e revitalização da bacia hidrográfica.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter