São propósitos maiores do projeto “Holograma da Casa na Área Metropolitana do Porto” abrir a programação da Casa da Música, nos 17 Municípios da Área Metropolitana do Porto, a públicos sem práticas culturais, criando momentos emotivos que os vinculem à música mais erudita.
Cada edição do “Holograma“ procura reproduzir a vivência da Casa da Música em um ou mais espaços culturais de cada um dos municípios.
Serão produzidos concertos e atividades educativas no âmbito de uma programação especialmente concebida para o município em questão, com a qualidade artística e os cuidados de produção que são próprios da Fundação Casa da Música.
Os espetáculos são gratuitos.
PROGRAMA:
6 de novembro, 17h00
Grande Auditório do Fórum da Maia
Espetáculo “HOLOGRAMA – Comunidades”
«Nascer na Maia… à luz da Maia.
Uma visão musical de uma vida na Maia. A felicidade da escola, uma vida de trabalho e de amor. Esta é a projeção artística de pessoas que sempre viveram na magnífica cidade da Maia, trazem ao palco momentos de felicidade que prometem contagiar a plateia.»
4 de novembro, 21h30
Grande Auditório do Fórum da Maia
The Jeggas – Novos Talentos
«The Jeggas são uma banda de Lisboa com uma sonoridade única e extremamente versátil onde se funde o Blues, o Rock e o Soul. Adriana Sá Couto (vocalista), Luís Reis (guitarrista), Diogo Alves (guitarrista), Pedro Gonçalves (bateria), Rodrigo Lima (baixo) e Luís Dias (saxofone) são “um grupo de amigos, muitos amigos, que cresceram juntos e desenvolveram um amor incondicional que é visível no palco, no estúdio e no dia a dia”.»
5 de novembro, 11h00
Grande Auditório do Fórum da Maia
“A Rolha da Garrafa do Rei de Onde?”
«Chegou a hora mais desejada do dia para a trupe de artistas itinerantes que acompanha o Grande Ivan, cantor de tão grande gabarito como a grandeza da própria Mãe Rússia: a hora do almoço. A seu lado, Dmitri Lunatikov, um distraído violinista que saiu de um quadro de Chagall e não voltou a encontrar o caminho para a tela, e Maria Roliçova, gentil dançarina e comediante e cozinheira e carregadora e… faz tudo. Prontos para almoçar, há – de surgir-lhes uma oportunidade inesperada: público! E é aí que, subitamente, uma rolha vai mudar para sempre a vida de Ivan. Ou não fosse aquela a rolha da garrafa de um rei! De um rei? Mas de um rei d’aonde? A Rússia inteira o ajudará a encontrar a solução ao som de Prokofieff, Chostakovitch, Tchaikovski e muitos outros génios da música com nomes ainda mais difíceis de pronunciar do que estes.»
5 de novembro, 21h30
Grande Auditório do Fórum da Maia
“Solistas da Casa”
«Para além de ser um edifício dedicado à realização de concertos de todos os géneros, a Casa da Música é também a “casa” de vários agrupamentos profissionais, que ali ensaiam e se apresentam regularmente, entre os quais uma orquestra sinfónica, uma orquestra barroca, um ensemble de música contemporânea e um coro. Todas estas formações integram músicos especializados e experientes, que ocasionalmente se juntam também em pequenos grupos para interpretar outros repertórios, de sonoridades tão variadas quando as infindáveis combinações possíveis de instrumentos. Os Solistas da Casa da Música que se apresentam no Holograma são formados por músicos da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, da Orquestra Barroca Casa da Música ou do Remix Ensemble. No alinhamento destes recitais encontramos composições criadas em várias épocas, desde o século XVIII até aos nossos dias. Mas, sobretudo, encontramos o prazer de fazer e dar a ouvir boa música.»
Solistas da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música
Álvaro Pereira – violino
Evandra Gonçalves – violino
Luís Norberto – viola
Michal Kiska – violoncelo
Programa:
Bach – A Arte da Fuga (excertos)
Mozart- Divertimento em Fá maior, K.138
P. Glass – Quarteto n.º 2
Astor Piazzolla – Libertango
6 de novembro, 11h00