Manhã desta sexta-feira foi dedicada à mobilidade pela Câmara e pela Maia Transportes

Foto: A Santos

O presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, resolveu convidar os jornalistas para viajarem nas novas linhas da Maia Transportes e no veículo de Transporte a Pedido, o MOBUS, no que foi acompanhado pelo gestor da empresa promotora das linhas, Hugo Martins.

O MOBUS entrou em funcionamento há um pouco mais de um mês e já é considerado um sucesso, com cerca de 40 passageiros a efetuarem reservas até agora. As linhas flexíveis – a 50 e a 51 – já rodam pelas estradas do concelho desde o início do ano e também registam uma frequência considerável – uma média de 5 mil pessoas por mês e um total de 60 mil clientes (de janeiro a setembro de 2022).

O MOBUS e as linhas flexíveis são colocadas à disposição pela Maia Transportes, mas são 100% assumidas pela autarquia. Os utentes do título Andante podem circular nestas carreiras flexíveis, sendo esse valor do Andante liquidado pela autarquia à empresa Maia Transportes.

As duas linhas flexíveis da Maia Transportes entraram em funcionamento no início do ano e ligam o lugar de Vilar de Luz, na freguesia de Folgosa, ao Fórum da Maia (50) e o lugar da Granja, na freguesia de Águas Santas, ao TecMaia, na freguesia de Moreira (51).

De referir que as linhas em causa encontram-se já previstas no concurso de concessão da Área Metropolitana do Porto, sendo que, e dada a sua importância no reforço da rede atual de transportes públicos, o município decidiu antecipar o início do seu funcionamento.

Assim, estas duas carreiras, aliadas ao projeto de Transporte Público a pedido, preenchem uma lacuna existente no concelho, em especial nas zonas menos servidas pelo transporte público regular.

Foi apreciado pelo autarca que o serviço quer das linhas flexíveis em veículos ligeiros, quer o MOBUS, de momento com um veículo de 7 lugares, estão a servir o propósito de maior aproximação das populações do concelho nos seus percursos de mobilidade: “é um serviço que conquista toda a gente, incluindo a mim”.

Silva Tiago lembra que a Câmara já “fez esta experiência há mais de década e meia e ela não teve sucesso, mas agora as pessoas são diferentes e estão mais sensíveis a estes novos modelos de mobilidade e isso reforça a minha convicção de colocar meios financeiros do município nesta área para que as coisas aconteçam e os jovens sejam convidados a utilizar o transporte público, pois depois os jovens arrastam toda a comunidade”.

O autarca maiato pretende que este tipo de serviço seja incrementado e alargado no concelho, tendo em conta a necessidade de haver maior mobilidade dos munícipes, uma maior aproximação às suas necessidades do dia a dia e, por outro lado, por não haver ainda resposta por parte do concurso público de transportes da Área Metropolitana do Porto, envolvido noutro processo de contestação judicial por parte de uma empresa.

Por seu turno, Hugo Martins, da Maia Transportes, assegurou que o alargamento do Transporte a Pedido MOBUS, apresentado publicamente há pouco mais de um mês, vai poder aplicar um alargamento às freguesias que ainda não estavam incluídas, Milheirós e Pedrouços, no próximo mês de dezembro.

“Ainda não foi possível fazer o alargamento neste mês, mas já está programado para dezembro”, adiantou Hugo Martins.

Com este alargamento do projeto MOBUS, ficam servidas todas as freguesias do concelho da Maia.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter