Construção naval de Vila do Conde mais perto da candidatura a Património Imaterial da Humanidade

As técnicas de construção e reparação naval em madeira de Vila do Conde foram inscritas no inventário nacional do património cultural imaterial, informou a Direção-Geral do Património Cultural.

Em publicação no Diário da República, o organismo explica que a candidatura articulada pela Câmara Municipal de Vila do Conde, e que já passou pelo processo de consulta pública, preencheu os critérios exigidos.

O período de consulta pública sobre a candidatura iniciou-se a 14 de setembro deste ano e, segundo o despacho agora publicado no Diário da República, “foram cumpridos os procedimentos de audição dos interessados, de acordo com o disposto no Código do Procedimento Administrativo”.

Na altura, a Câmara Municipal esclareceu que “o pedido de inventário foi registado como salvaguarda urgente, destinado à proteção legal de manifestações em risco de desaparecimento a curto e médio prazo”.

Este primeiro passo de inscrever a arte naval no inventário nacional é um mecanismo indispensável para a candidatura que Vila do Conde pretende fazer, numa fase posterior, à Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela convenção da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter