Associação de Bares do Porto critica novas restrições ao setor de animação noturna

A Associação de Bares da Zona Histórica do Porto critica a imposição de novas restrições aos espaços de animação noturna a partir desta quarta feira, apelando ao Governo para apenas manter as limitações em vigor ao dia de hoje, nomeadamente a obrigatoriedade do certificado digital ou, em alternativa, o teste rápido.
“A Associação de Bares da Zona Histórica do Porto (ABZHP) manifestou hoje o seu desagrado pela forma como o Governo está a tratar um setor que em nada contribuiu para as vagas de covid-19, bem pelo contrário, demonstrou ser pró-ativo no combate à covid-19, mesmo com elevados prejuízos encerrou antes de ser obrigado por decreto, atitude que o Governo nunca reconheceu”, lê-se num comunicado enviado às redações.

Pela manutenção dos postos de trabalho e pelo futuro de um setor “crucial para a sociedade”, o presidente da ABZHP, António Fonseca, defende que ao Governo só lhe resta “reconhecer o erro das novas medidas, sob pena de acelerar a falência de muitas empresas”.

António Fonseca lembra que a partir de amanhã o acesso aos espaços de animação noturna volta a ser “dificultado” por mais uma medida que classifica de “desnecessária” e que é a “obrigatoriedade” do teste covid-19 ter que ser realizado numa farmácia.

“Tal imposição demonstra que o Governo desconhece a realidade do terreno. O acesso aos espaços de animação noturna já estava condicionado ao teste rápido ou à apresentação do certificado digital covid-19, recomendação que foi bem aceite pelos empresários, bem como pelo cliente, ou seja, tem funcionado bem”, destaca.

Para o presidente da Associação de Bares da Zona Histórica do Porto (ABZHP), as novas medidas anunciadas pelo Governo só contribuirão para “lançar a confusão”, criando “instabilidade no setor com consequências nefastas”.

Outro problema elencado por Manuel Fonseca é a “falta de resposta – Farmácias ou alternativas criadas pela Direção Geral de Saúde – junto aos espaços de animação noturna para a realização de teste”.

Portugal regressa esta quarta feira ao regime de estado de calamidade para controlar a pandemia da covid-19. A obrigatoriedade do uso de máscara, o reforço da testagem, o certificado digital e uma semana de contenção em janeiro são algumas das medidas anunciadas pelo Governo para travar a propagação da covid-19 no país.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter