Complexo de Ténis da Maia recebe a eliminatória da Taça Davis by Rakuten nos dias 4 e 5 de março

Rui Machado_Foto FPT

João Sousa, Nuno Borges, Gastão Elias e Frederico Silva serão os quatro tenistas a defender as cores de Portugal frente à Polónia, na eliminatória da Taça Davis by Rakuten, referente ao play-off do Grupo I Mundial, a ter lugar no Complexo Municipal de Ténis da Maia, nos dias 4 e 5 de março.

A jornada que será organizada pela Federação Portuguesa de Ténis, com o apoio da Câmara Municipal da Maia, marcará o “regresso a casa” da equipa comandada pelo capitão Rui Machado, depois do último triunfo consumado em 2018 frente à África do Sul (4-0), então no Club Internacional de Foot-ball.

A terra batida, desta vez em recinto coberto na Maia, voltará a ser a superfície escolhida para receber a equipa polaca, naquela que será a quinta eliminatória de Rui Machado à frente da formação portuguesa – mas a primeira jogada na condição de anfitrião.

É de facto a primeira eliminatória jogada em casa. Todos sabemos que jogar a Taça Davis é sempre especial, e é mais uma oportunidade para os jogadores portugueses competirem em casa e com o seu público. Não têm muitas semanas com essa oportunidade e, portanto, é sempre um momento especial, ainda para mais a representar o seu país na Taça Davis. Esperamos por isso que seja um fator que nos ajude a vencer esta eliminatória”, refere Rui Machado.

Para a eliminatória que poderá colocar Portugal na decisiva jornada do Grupo I Mundial (a discutir em setembro), o antigo internacional português volta a depositar a sua confiança nos convocados que fizeram a viagem à Roménia em 2021.

Sobre a restante convocatória, Rui Machado destaca o maiato Nuno Borges (190.º ATP), como estando “claramente em ascensão no ranking, depois de terminar o ano muito bem, com muitas vitórias, apesar de infelizmente não ter podido competir no Open da Austrália, devido à Covid 19, como estava previsto”.

Sobre a formação visitante, e mesmo sem conhecer ainda os jogadores que serão escalonados pelo homólogo Mariusz Fyrstenberg, o também diretor técnico nacional lembra que Portugal irá “encontrar pela frente uma equipa muito forte, com jogadores experientes”.

Portugal entra assim na contagem decrescente para aquela que será a sua 116.ª eliminatória na Taça Davis by Rakuten, marcando o regresso da secular competição à Cidade da Maia, depois do último triunfo da seleção portuguesa em 2010 sobre a Dinamarca (4-1).

No primeiro dia da contenda, a 4 de março, jogar-se-ão dois encontros de singulares, ficando reservados para sábado, 5 de março, o encontro de pares e outros dois embates individuais. A entrada do público no Complexo Municipal de Ténis da Maia será livre.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter