O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde vai encerrar a partir de sexta-feira, durante a madrugada, a valência de cirurgia geral no serviço de urgência, segundo revelou à agência Lusa, fonte da unidade.
A medida, que já estava a ser ponderada desde 2021, foi agora tomada por uma “questão de ajuste e gestão dos recursos existentes”, e, segundo a mesma fonte, “não irá pôr em causa a segurança dos doentes”.
“No último ano, neste período entre a meia-noite e as 08h00, apenas um doente por mês foi atendido no serviço cirurgia geral da urgência externa”. O Centro Hospitalar justifica que encerrar esta valência específica “é apenas uma prática de boa gestão, pois há alternativas num raio de 30 quilómetros”.
Os restantes serviços da urgência do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, que serve uma população de cerca de 150 mil pessoas nos dois concelhos, vão continuar a funcionar 24 horas.
A mesma fonte, ouvida pela Lusa, afirmou ainda que a “segurança dos doentes será sempre assegurada”, garantindo que, em casos extremos, há sempre médicos em permanência no hospital, que poderão avaliar as situações e intervir.