“Circum-navegando” na Alfândega Régia em Vila do Conde

"Circum-navegando" na Alfândega Régia em Vila do Conde
alfandega

 

A Alfândega Régia – Museu de Construção Naval, em Vila do Conde está a apresentar a exposição “Circum- -navegando …do local ao global – Transferir saberes através dos Oceanos – a construção naval”.

 

A mostra, no âmbito das comemorações dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação, feita por Fernão de Magalhães, é apresentada em contextualização histórica, apresenta a tipologia das embarcações usadas na expedição do navegador, faz a descrição das técnicas construtivas utilizadas e apresenta uma série de desenhos inéditos de uma Nau de 18 rumos, de cerca de 1580. Os desenhos foram executados a partir da interpretação técnica dos elementos apresentados no “Livro da Fabrica das Naos”, da autoria do Padre Fernando de Oliveira.

A Direção Regional da Cultura do Norte, em parceria com os municípios de Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia, Espinho, Ponte da Barca e Sabrosa, coordena uma exposição polinucleada, com o intuito de se associar ao ciclo evocativo/ comemorativo e reforçar a duradoura relevância da Volta ao Mundo de Fernão de Magalhães.

Esta “viagem” pode ser feita até 31 de dezembro, no seguinte horário: terça a domingo: 10h00/18h00 (último acesso: 17h15).

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter