Circular Festival de Vila do Conde apresenta programação

Circular Festival de Vila do Conde apresenta programação
Imagem Circular

A 17.ª edição do Circular Festival de Artes Performativas vai decorrer de 18 a 25 de Setembro de 2021, em Vila do Conde, com um programa pluridisciplinar e experimental que cruza a dança, a música, o teatro, a performance e o pensamento.

A edição 2021 do Circular tem início com a inauguração da exposição “Membrana” de João Pais Filipe e Mónica Baptista, assinalada com um momento performativo, numa co-produção com a Solar – Galeria de Arte Cinemática/Curtas Metragens de Vila do Conde.

A abertura do Festival vai contar com a estreia nacional do espectáculo de dança “Calçada” do conhecido coreógrafo brasileiro Volmir Cordeiro (adiado em 2020 pelas limitações causadas pela pandemia). Segue-se um concerto de CZN, projecto dos músicos percussionistas Valentina Magaletti, João Pais Filipe e do produtor Leon Marks.

No segundo fim de semana do festival é lançado o disco “Peixinho Patriarca Percussão” do Drumming Grupo de Percussão dedicado a repertório dos compositores Jorge Peixinho e Eduardo Luís Patriarca, numa co-edição Drumming GP e Circular Festival. Clara Amaral regressa ao Circular para a ante-estreia da performance “She gave it to me I got it from her” e o coreógrafo Raul Maia estreia “a fala da racha”, uma criação co-produzida pelo Circular.

O ciclo “Questões Práticas” (Programa Educativo da Circular) cruza-se no festival com a conferência “Ensaio de decifração de um enigma: A poesia dramática é a causa finalis da vida humana e do mundo (Goethe)” pela filósofa Maria Filomena Molder.

Também nesta edição tem lugar o lançamento do Jornal “Coreia” #5, com direção do coreógrafo João dos Santos Martins, publicação que se dedica a produzir pensamento em torno das artes performativas. O lançamento inclui a performance “Ehera Noara” de Hwayeon Nam que activa o arquivo de uma das precursoras da dança moderna coreana, Choi Seung Hee.

A finalizar o festival, o coletivo Los Detectives apresenta, em estreia nacional, “Pienso casa, digo silla”.

Os espetáculos vão ter lugar no Teatro Municipal de Vila do Conde, Auditório Municipal de Vila do Conde e no Centro de Memória.

O Circular conta com o Alto Patrocínio da Câmara Municipal de Vila do Conde e é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal – Cultura/ Direção-Geral das Artes.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter