Cerca de 42% dos recuperados de Covid-19 com sintomas de stress pós-traumático

Cerca de 42% dos recuperados de Covid-19 com sintomas de stress pós-traumático
Imagem arquivo

Uma investigação do Observatório Social da Fundação concluiu que 42% das pessoas que recuperaram da covid-19 apresentam sintomas de stress pós-traumático e cerca de 40% apresentou pelo menos alguns sintomas de insegurança relacionados com a infeção pelo vírus SARS-CoV-2.

Segundo os resultados relativos à Escala de Vergonha associada a Doença, “sentimentos de vergonha dos sobreviventes parecem estar mais relacionados com os julgamentos feitos por outras pessoas do que os julgamentos feitos pelo próprio”.

A investigação contou com um total de 640 adultos – divididos em recuperados da infeção, pessoas que foram testadas mas nunca tiveram um resultado positivo e pessoas que nunca foram testadas.

Cerca de 75% dos inquiridos não infetados reportaram “muito medo” de ter complicações graves devidas à covid-19, 60,9% de morrer da doença, 70,4% de ter contacto com alguém infetado, 64,4% de ter contacto com alguém com sintomas respiratórios e 60,4% de ter contacto com alguém que tenha tido contacto com um doente infetado.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter