Catálogo do Prémio Municipal de Arquitetura JAR (Maia) é lançado na próxima semana

Foto de Arquivo de Notícias Primeira Mão

No seguimento do ‘Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha’, criado pela Câmara da Maia, o catálogo da 1ª edição será lançado no próximo dia 14, na obra premiada, o ISMAI – Estádio (Universidade da Maia).

Seguir-se-á uma visita acompanhada ao estádio pelos seus autores, arquitetos Luís Pinheiro Loureiro e José Manuel Loureiro, e pelos donos da obra.

O catálogo regista todas as obras a concurso, evidenciando as distinguidas com a Menção Honrosa, SISMA – Unidade Industrial da Maia (2019) e com o Prémio, ISMAI – Estádio (2017), com fidelidade e rigor inerentes à disciplina da Arquitetura. As fotografias são da autoria de Marta Ferreira, discípula do reconhecido fotógrafo, Luís Ferreira Alves, (1938-2022), que mantém os princípios e qualidade técnica e artística. Tem edição bilingue, em português e inglês, abrangendo o público internacional, cuja dimensão se pretende para o Prémio.

Obra Premiada:

O ISMAI – Estádio é constituído pela obra do campo de futebol, pista de atletismo, courts de ténis e estruturas complementares “requalificou a relação entre os edifícios do campus e entre estes e a paisagem incluindo o estádio e o horizonte marcado pela linha de metro através da sensibilidade à topografia”, como refere o júri em ata.

Acrescenta ainda que “demonstra um domínio exemplar da proporção e racionalidade da distribuição do programa”, apresenta uma “economia dos meios expressivos e reduzida paleta de materiais”, satisfazendo “as três necessidades elementares do abrigo humano – proteção da chuva, sombreamento e ventilação – em encerramento mínimo sem recorrer a meios ativos de tratamento do ar”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter