Candidatos ao Prémio Municipal de Arquitetura serão expostos no Fórum da Maia

Foto facebook Metro do Porto

No seguimento da 1ª Edição do Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha, a Câmara Municipal da Maia promove, de 10 a 31 de janeiro, no Fórum da Maia, a exposição de projetos resultantes das candidaturas admitidas.

Organizado pela APJAR – Associação Pró-Arquitectura João Álvaro Rocha, com o apoio da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional Norte, o Prémio, não pecuniário, de iniciativa autárquica e com periodicidade bienal, destina-se à valorização, reconhecimento e promoção de Edificações e Espaços Públicos, localizados no município da Maia.

Os projetos devem destacar-se não só pela sua qualidade arquitetónica e urbanística, mas sobretudo pela sua função social, cultural e inserção urbana, sendo dado por isso relevância ao período pós-construção e à capacidade de resposta demonstrada pela obra ao propósito que presidiu à encomenda.

A Câmara Municipal da Maia atribuiu o nome do arquiteto João Álvaro Rocha (1959 – 2014) ao Prémio Municipal de Arquitetura como reconhecimento do seu trabalho em prol da qualidade da arquitetura e do urbanismo, uma parte significativa realizada no concelho da Maia, e com o objetivo da integridade e autenticidade da sua obra servir como referência ao Prémio.

Os resultados desta 1.ª Edição serão anunciados no ato de inauguração da exposição dos trabalhos, na Galeria D. Manuel II do Fórum da Maia, que contará com uma conversa com o júri constituído pelo engenheiro António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia; pelos arquitetos José Gigante, em representação da APJAR; Teresa Fonseca, designada pela Ordem dos Arquitetos; José Miguel Rodrigues e pelo curador José Maia, pela Câmara Municipal da Maia.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter