Câmara da Maia vai recrutar auxiliares da ação educativa

Foto: Arquivo CMM

A autarquia quer garantir normal funcionamento do novo ano letivo e, por isso, vai abrir concurso para constituir reserva de recrutamento no município, com vista à ocupação de postos de trabalho da carreira de assistente operacional – auxiliar de ação educativa, a termo resolutivo incerto.
A proposta foi aprovada, na segunda-feira, por unanimidade, em reunião do executivo.

A gestão do pessoal não docente dos sete agrupamentos de escolas do município da Maia, anteriormente afetos ao Ministério da Educação, passou em dia 1 de abril para a responsabilidade da autarquia, resultando num aumento de postos de trabalho do mapa de pessoal na ordem dos 40%, pelo que os procedimentos de recrutamento e seleção são, a partir de agora, promovidos pelo município.

Também o funcionamento e desempenho de todas as escolas públicas da Maia, no que ao pessoal não docente diz respeito, depende agora da gestão que é feita pelos serviços municipais.

De acordo com a proposta, o Decreto-Lei n ° 21/2019, de 30 de janeiro, que concretiza a transferência de competências para os órgãos municipais e para as entidades intermunicipais no domínio da educação, fez transitar para o município os trabalhadores com vínculo de emprego público da carreira subsistente de chefe de serviços de administração escolar e das carreiras gerais de assistente técnico e de assistente operacional, em funções nos Agrupamentos Escolares.

O presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago, explica que a autarquia está a trabalhar de acordo com um planeamento, “para garantir que os níveis de qualidade nas escolas da Maia se mantenham, no patamar de excelência”.
O autarca assegura que, tendo o município “uma bolsa de assistentes operacionais para auxiliar na ação educativa, teremos condições de garantir que nenhuma criança ficará sem aulas por falta de pessoal auxiliar”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter