Câmara da Maia reuniu com Bispo do Porto para “acertar agulhas” no projeto da nova igreja para Pedrouços

Foto: CM Maia

O presidente da Câmara Municipal da Maia, Silva Tiago, recebeu, na sexta-feira, dia 19, o bispo do Porto, D. Manuel Linda, para uma reunião de trabalho. Em cima da mesa esteve o projeto para a construção de uma nova Igreja em Pedrouços.

No encontro de trabalho participaram também a vice-presidente, Emília Santos, o bispo auxiliar, D. Joaquim Dionísio, o pároco de Pedrouços, padre Fernando Rosas, elementos do conselho económico da paróquia e técnicos da autarquia.

De acordo com o autarca Silva Tiago, o projeto, da autoria do arquiteto Alfredo Ascensão, que tem mais de 15 anos, carecia de atualização, uma vez que, entretanto, saiu nova legislação, e era fundamental proceder a uma atualização do processo. “A equipa técnica tem agora cerca de quatro meses para fazer esse trabalho”, explicou.

Sendo assim, até final de maio deverão estar concluídos os projetos de arquitetura para que a Paróquia de Pedrouços possa abrir o concurso e avançar para a construção do novo templo.

“É algo que a população ambiciona, há muito tempo e agora todos temos que trabalhar para que a nova igreja seja uma realidade”, sublinhou Silva Tiago.

O presidente recorda que a Câmara Municipal da Maia já ofereceu o terreno, com cerca de 13 mil metros quadrados, e o projeto. Agora vai oferecer também a atualização. Depois, “vai ser preciso que a comunidade e a paróquia sejam generosas”. Ainda assim, Silva Tiago adiantou que a autarquia também estará disponível para ajudar porque os paroquianos de Pedrouços também são munícipes e não fazemos distinções”.

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, assume que admirou “muito” o projeto inicial e que no encontro de trabalho estiveram a analisar a sua adequação à realidade, isto é, “a capacidade que vai ter, que infraestruturas é preciso ter de apoio à comunidade, no que diz respeito à catequese e à formação de jovens”. D. Manuel Linda referiu que houve “um diálogo muito franco, muito aberto a respeito deste projeto que está muito adiantando, mas que a realidade da sociedade obriga a reequacionar”.

O bispo do Porto concluiu sublinhando que encontrou na Câmara Municipal da Maia “uma entidade muito amiga, isto é, mais do que colaboradora, empenhada no bem pleno da sua população”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter