Associação da Maia defende que o afeto também é um bem essencial

Foto: Facebook Associação Trata-me por tu

A “Trata-me por tu” é uma associação de voluntariado da Cidade da Maia que procura ser diferente e inovadora. Neste sentido, está em curso, a criação de um balneário itinerante, um projeto piloto em Portugal.

A associação “Trata-me por tu” nasce em 2018, e tem como principal objetivo ajudar quem mais precisa. Na maioria dos casos, quem recebe ajuda encontra-se em situação de sem abrigo ou sob a dependência do consumo de substâncias.

A presidente da associação, Cláudia Ribeiro, considera que o papel destas instituições é mais complexo e não se resume apenas à partilha de bens alimentares. Na “Trata-me por tu” há outras prioridades, sublinhando, “nós procuramos ajudar com bens essenciais, desde a comida ao afeto”. Foi o que aconteceu, a propósito do dia do abraço, onde os integrantes da associação saíram à rua com a missão de distribuir abraços e afeto.

A missão desta iniciativa é “trazer algo diferente e inovador” de forma a serem uma mais-valia para a comunidade mais necessitada. É neste contexto que surge o projeto da associação para colocar em funcionamento um balneário itinerante, que já tem financiador: “Vamos receber um apoio da BRISA, que nos vai permitir dar o arranque a este projeto, pioneiro em Portugal.”

Recentemente, a “Trata-me por tu” passou também a integrar o concelho local de ação social (CLAS), uma conquista celebrada pelos membros da iniciativa, que procuravam esta distinção desde a sua criação, em 2018.

Fazer parte deste concelho significa garantir o acesso a fundos e apoios vitais para a realização dos projetos e ideias. Neste sentido, a associação passa a fazer parte da rede de instituições sociais dos diferentes municípios, sendo possível aumentar o número de beneficiados e agilizar de forma mais eficaz e assertiva, tanto os donativos como todas as ajudas.

Entre apoios e colaborações, a “Trata-me por tu” diz que, além da “ajuda financeira dos amigos e dos voluntários”, tem o apoio logístico da Junta de Freguesia de Moreira e também da Vereadora da Ação Social do município da Maia, Emília Santos, “uma pessoa importante e amiga da associação”, que está presente nos projetos e atividades realizadas.

Cláudia Ribeiro vê nesta associação “uma família”, onde o espírito é de união e partilha, e que integra tanto quem ajuda como quem é ajudado, desta forma, conseguem ter as duas perspetivas de mãos dadas.

O nome “Trata-me por Tu” já tinha sido pensado, e ganhou força após uma entrevista dada por Zé Pedro, membro da banda Xutos & Pontapés, com o título: “Trata-me por tu, apenas por tu”. O objetivo era que o músico apadrinhasse a iniciativa e desta forma tudo se alinhou.

Para 2023, a associação tem em mãos ainda outros projetos que aguardam luz verde para avançar.

 

Nuno Moura e Inês Raposo (Estagiários do Curso Ciências da Comunicação da Universidade da Maia)

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter