Após as aprovações, em reuniões de Câmara e da Assembleia Municipal, foi formalmente assinado o acordo para redução do preço da água, entre a empresa concessionária Indaqua e o Município de Vila do Conde, representado pelo presidente da Câmara, Vítor Costa.
A Câmara Municipal garante que a redução será aplicada já a partir do próximo mês de dezembro.
“Foi um momento de enorme significado para as famílias do nosso Concelho, uma vez que, pela primeira vez desde o início da concessão, o preço da água terá uma redução real e efetiva, colocando um ponto final num problema que se vinha prolongando no tempo e que era extremamente gravoso para os vilacondenses”, afirmou Vítor Costa.
O autarca recordou ter sido “um processo negocial longo e difícil, em que ambas as partes expuseram os seus argumentos por forma a ser possível atingir uma plataforma de entendimento com cedências equilibradas”.
Assim, os consumidores domésticos que gastem até 10 m3 (num total de cerca de 33.000, diz a autarquia), terão uma redução de cerca de 35%, sendo que os restantes, assegura a Câmara Municipal, também serão abrangidos pela redução em percentagem “ligeiramente inferior”.
“Vila do Conde deixa de ter a água mais cara do país e fica fora dos 30 municípios com os preços mais elevados, pondo-se fim a uma situação de flagrante injustiça que se vinha verificando, e cumprindo-se o compromisso eleitoral assumido pelo presidente da Câmara”, remata a autarquia em comunicado.