Assegurada segurança para 4.144 cidadãos votarem antecipadamente no concelho da Maia no domingo

A Câmara Municipal da Maia está a preparar o processo das eleições legislativas com reforço de medidas de segurança de forma a garantir as condições necessárias para que os cidadãos possam exercer o seu direito de voto antecipado em mobilidade no próximo domingo, 23 de janeiro, no concelho da Maia, ato que decorrerá no pavilhão municipal Gueifães 2, na rua Ponte do Vasco, em Gueifães, na Freguesia da Cidade da Maia.

Para este processo eleitoral, a autarquia reforçou o número de mesas de voto, de 8 para 15, para evitar grandes filas ou aglomeração de pessoas no acesso às urnas.

O presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago, afirma que “estas eleições vão decorrer ainda condicionadas pela pandemia, circunstância que nos leva a mobilizar todos os recursos necessários e a fazer todos os esforços para que os cidadãos exerçam o seu direito e dever cívico de votar, o que creio vai acontecer de forma expressiva, uma vez que a comunidade já se adaptou bem a este novo normal, nunca descurando os cuidados com a sua própria segurança e com a proteção dos mais próximos”.

A expectativa de Silva Tiago, tal como noutros atos eleitorais, já realizados em tempo de pandemia, é de que os maiatos demonstrem “maturidade cívica e democrática”.

Para o ato eleitoral antecipado em mobilidade, no concelho da Maia, inscreveram-se 4144 cidadãos, dos quais 3358 são residentes na Maia, 418 noutros concelhos do distrito do Porto e 368 noutros distritos e Regiões Autónomas.

Assim, as mesas de voto serão distribuídas da seguinte forma:

– 11 Mesas para eleitores da Maia;

– 2 Mesas para eleitores dos restantes concelhos do Distrito do Porto;

– 2 Mesas para eleitores de outros Distritos.

Os eleitores devem deslocar-se às mesas de voto com o equipamento de proteção individual (máscara), bem como, preferencialmente, irem munidos da sua própria esferográfica.

A Câmara Municipal da Maia irá ainda providenciar equipamento de proteção individual e gel desinfetante, para todos os agentes envolvidos no processo eleitoral.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter