Arqtª Conceição Melo abriu ciclo “Conversas com a Escola” no Fórum da Maia

Foto: Nuno Marinho / CM Maia

Realizou-se no Fórum da Maia, no dia 8, a primeira sessão do ciclo de conversas intitulado “Conversas com a Escola”, parte integrante do Programa Cultural das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril da Câmara Municipal da Maia. Com o tema “O 25 de Abril e o Impacto na Arquitetura”, alunos, professores e os restantes elementos do público tiveram a oportunidade de dialogar com a arquiteta Conceição Melo, retratando o panorama nacional antes, durante e após a “Revolução dos Cravos”, e a forma como esta impactou a arquitetura.

O ciclo “Conversas com a Escola” é composto por um conjunto de 5 sessões com objetivos pedagógicos, especialmente direcionadas para os alunos do 10º, 11º e 12º anos de escolaridade. Foi desenvolvido com o propósito de criar consciência e sensibilização sobre a importância do 25 de Abril, tanto do ponto de vista político, social e económico, como das profundas mudanças que ocorreram em Portugal após o fim da ditadura e a subsequente instauração da Democracia. Para cada uma destas “Conversas”, foi convidada uma personalidade com conhecimentos sólidos e reconhecidos, que irá proferir uma palestra, seguida de um espaço de diálogo com o público, composto principalmente por jovens das escolas da Maia.

Na próxima sessão, “O Terror chamado PIDE”, que se realizará a 5 de março, no Fórum da Maia, Irene Flunser Pimentel irá abordar o papel da PIDE, oferecendo uma perspetiva histórica aprofundada sobre esse período.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter