Apresentada em Vila do Conde casa construída com tecnologia 3D

Apresentada em Vila do Conde casa construída com tecnologia 3D
protótipo 3D

A Havelar, empresa de construção portuguesa que tem como objetivo atuar no mercado da habitação acessível, apresentou em Vilar do Pinheiro, Vila do Conde, a primeira casa construída com tecnologia 3D em Portugal.

Constituída em 2023, a Havelar nasceu da vontade dos seus fundadores, José Maria Ferreira, Patrick Eichiner e Rodrigo Vilas-Boas, de “criar uma empresa nova do universo da construção e que faça uma ligação cada vez mais próxima entre tecnologia e a indústria da construção”, tendo a missão de “atuar no desafio da habitação, em Portugal”

Com 90 metros quadrados (m2), este empreendimento de tipologia T2 foi a primeira casa desenhada pela Havelar, servindo à empresa como um teste para compreender como apedar e conciliar a impressão 3D com a arquitetura.

Construída em betão, esta “é resistente sismicamente, termicamente”, a particularidade desta casa é o facto de ser construída com vazios, uma parede interior e uma exterior que não se tocam, sendo o vazio preenchido com cortiça.

As casas são edificadas em parceria com a empresa dinamarquesa COBOD, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia que dá vida às casas da Havelar.

Fundada por Henrik Lund-Nielsen, que também esteve presente da apresentação do projeto, a COBOD deu início à construção 3D em 2017, na Dinamarca, tendo, neste momento, 75 impressoras a funcionar um pouco por todo o Mundo, em países como o Japão, Malásia, Tailândia, Indonésia, Egipto, Angola, Quénia, Argentina, Colômbia, Estados-Unidos e Canadá.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter