Antiga Ministra da Letónia foi recebida nos Paços do Concelho da Maia

Antiga Ministra da Letónia foi recebida nos Paços do Concelho da Maia
xadrez

No âmbito do Torneio Internacional de Xadrez da Maia, organizado pela Academia de Xadrez da Maia em colaboração com a Câmara Municipal, decorreu nos Paços do Concelho, na passada quinta-feira, uma receção oficial à Diretora-geral da International Chess Federation (FIDE), cargo que Dana Reizniece-Ozola exerce desde 2021.

A antiga ministra da Letónia é jogadora de xadrez, foi Campeã Nacional Feminina entre 1998 e 2001 e agraciada com a nomeação de Woman Grandmaster em 2001. Entre outros cargos que exerceu na alta administração pública e no governo, destaca-se o de ministra da Economia (2014-2016) e o de ministra das Finanças (2016-2019).

A representar a Câmara Municipal da Maia nesta receção, esteve presente o vereador do pelouro do Desporto, Juventude e Dinamização Territorial, Hernâni Ribeiro que sublinhou ser “sempre uma honra para o Município da Maia e para a comunidade, acolher no seu seio desportistas de excelência cujo exemplo e testemunho é inspirador para todos nós e, no caso em particular de Dana Reizniece-Ozola, se torna ainda mais significativo no que respeita à igualdade de género e a sua afirmação natural na sociedade, pela competência e brilhantismo dos seus talentos, tais como o pensamento estratégico e a tomada de decisão”.

Dana Reizniece-Ozola afirmou: estar “encantada com a Maia e com Portugal, com a sua capacidade de organização e com a força que o desporto, e sobretudo a prática do xadrez, tem aqui na Maia”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter