Aeroporto da Maia vai ficar ligado à Galiza por comboio em 2030

Foto CMM

O Norte de Portugal, mais concretamente o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, vai ter uma ligação por linha férrea à Galiza, até 2030. O anúncio foi feito pelo secretário-geral do Eixo Atlântico, esta segunda-feira, na Maia.

Xoan Mao, que esteve presente na apresentação dos Jogos do Eixo Atlântico, que terão lugar na Maia de 3 a 8 de julho, sublinha a importância da ligação para a euro-região Norte de Portugal e Galiza, considerando que o recurso ao comboio a vai tornar mais competitiva.
As primeiras partes da linha devem estar prontas dentro de oito anos.

A região do Norte de Portugal (incluindo o Minho) e da Galiza (Espanha) vão estar ligadas por ferrovia com o Aeroporto Francisco Sá Carneiro (na Maia) em 2030.

“Neste momento, o plano de infraestruturas de Portugal é rematar a nova linha de alta velocidade (TGV) entre Lisboa e Porto até 2030. Também se prevê que em 2030 esteja feito o troço entre Valença e Braga e Nine (em Vila Nova de Famalicão). O troço entre o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e Nine será feito logo a seguir”, disse Xoan Vazquez Mao. Assim, explica Mao, quem vier do sul de Portugal, ao chegar à Maia, para fazer a ligação ao Norte do país e à Galiza, “basta descer no Porto e seguir pela Linha do Minho. O troço entre Nine e Porto, até ao fim de 2030 será feito pela Linha do Minho. As pessoas podem apanhar o comboio Maia – Porto e do Porto à fronteira, ou Maia – Porto e Porto – Lisboa – Faro”.

No lado espanhol, entre Valença e Vigo, os trabalhos estão mais atrasados. “Na parte espanhola faltam 30 quilómetros, entre a saída Sul de Vigo e a fronteira. Estamos a pressionar o Governo Espanhol para que rapidamente se iniciem os trabalhos dessa linha”, adiantou.

De acordo com o secretário-geral do Eixo Atlântico a ligação férrea Aeroporto – Porto – Valença – Vigo é considerada de extrema importância para a euro-região Norte de Portugal – Galiza, dado que se trata de uma “zona muito importante em termos turísticos, e que fica com uma ligação, através de comboio, o que a torna mais competitiva”.

A nova linha deverá constituir uma “autêntica revolução” na mobilidade nesta zona, dando como exemplo, a possibilidade de o comboio ligar a Corunha e Lisboa em menos de quatro horas, e Porto – Vigo em menos de uma hora, com ligações a Braga e Maia, designadamente o Aeroporto.

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