O Gabinete de Arqueologia da Câmara de Vila do Conde afirma que a campanha de escavação que decorre na Cividade de Bagunte, já permitiu a descoberta de importantes estruturas arqueológicas, como novos núcleos habitacionais e algum espólio.
Sem especificar de que achados se trata, a autarquia garante que “fornecerão novos dados para a compreensão da evolução do povoado e do modo de vida dos seus habitantes”, numa área que nunca tinha sido intervencionada arqueologicamente.
A Cividade de Bagunte é Monumento Nacional desde 1910. Trata-se de um povoado fortificado que, embora romanizado, foi construído antes da chegada dos romanos à Península Ibérica.
Quase a terminar, esta campanha de escavação reuniu alunos de arqueologia das Universidades do Porto e Coimbra. Os trabalhos estão a ser desenvolvidos pelo Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal, com o apoio da União de Freguesias de Bagunte, Ferreiró, Outeiro e Parada e da APPA-VC – Associação de Proteção ao Património, Arqueologia e Museus de Vila do Conde .