Município da Maia apresenta-se na QSP Summit, na Exponor, com o Desporto e leva ginastas para demonstrações ao vivo.
A QSP Summit abriu a 19ª edição com os painéis de debate e pontos de exposição empresarial, na Exponor, esta manhã de quarta-feira, e que se prolongam pelo dia de amanhã. A abertura já decorreu ontem à tarde no Palácio da Bolsa, no Porto.
A Câmara da Maia marcou mais uma vez presença com um espaço expositivo, sendo que o tema deste ano é o Desporto e incluiu diversos convidados ligados à área como Fernanda Ribeiro, atleta olímpica, Carlos Martingo, treinador de Andebol do FC Porto, e vários campeões nacionais de Ginástica Acrobática.
Os ginastas do Acro Clube da Maia fizeram uma demonstração da sua arte e recolheram a atenção e o aplauso do público.
Durante o evento, o vereador do Desporto do município esteve no stand maiato a representar o executivo. Hernâni Ribeiro recordou que, todos os anos, a autarquia apresenta na cimeira um tema diferente e que, tendo a Maia sido distinguida como a Cidade Mais Feliz de Portugal pelo Happy City Index, optou-se por apresentar uma área que “contribui para que a Maia se afirme dessa forma”. De resto, “é impossível dissociar o Desporto da Maia”, salientou Hernâni Ribeiro, acrescentando que há um “trabalho consistente de há vários anos naquilo que é o desenvolvimento e a promoção do Desporto, desde a promoção informal do desporto junto nos idosos, das crianças e jovens, até à promoção dos talentos, culminando toda esta pirâmide de ações nos grandes eventos desportivos”.
A Maia tem 140 mil habitantes e desses 12 mil praticam desporto federado, sendo que 20% das pessoas na Maia está ligada ao desporto federado, quer seja como atleta, como treinador ou dirigente associativo. Um total de 65% da população da Maia já tem hábitos regulares de atividade física ao longo do ano.
São dados positivos, aponta o vereador, tendo em conta que o grande propósito da Câmara da Maia é que “todas as pessoas, ao longo da vida, pratiquem a atividade física de forma regular, sabendo-se o que isso representa quer em termos de saúde física, quer em termos de saúde mental”. E concluiu: “uma sociedade que pratica atividade física é uma sociedade mais feliz e que melhor se relaciona e que melhor vive”.
