Aproveitando todos os financiamentos ao abrigo do PRR (Plano de Resolução e Resiliência) e a colaboração técnico-financeira com o estado, Vítor Costa, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde anunciou o maior orçamento de sempre, 112 milhões de euros para 2024.
As Grandes Opções do Plano e Orçamento vão hoje a aprovação em reunião de Câmara, contando desde já com a aprovação pela maioria socialista e o mesmo deve acontecer, no final de dezembro, em Assembleia Municipal.
“Conseguir investimento é fazer Vila do Conde voltar a contar” repetiu Vítor Costa, aquando da apresentação aos jornalistas das decisões e valores de obra. O aumento da verba, explicou o autarca, deve-se também à transferência de competências para as autarquias.
Dos 112 milhões previstos, 17 milhões são para a Estratégia Local de Habitação, na sequência do acordo com o estado e que, até 2026 vai receber 55 ME.
Ao abrigo do PRR, 8ME vão para a requalificação do parque escolar do concelho destes, 5 ME para as obras na Escola A Ribeirinha, em Macieira), 3,6 ME para a construção da esquadra da PSP e 2,8 ME para o Centro de Saúde nas Caxinas.
A adaptação do Convento do Carmo a Centro de Estudos Judiciários vai custar 1,6 ME e só para a reabilitação da Igreja Matriz e da Igreja de Santa Clara, o orçamento reserva 1,9 milhões, com financiamento do PRR.