Maia começa o ano com homenagens ao jogador Nuno Santos e ao árbitro Sérgio Soares

foto: A. Santos

 

É um “aperitivo” para a Gala do Desporto da Maia.

A Câmara Municipal prestou homenagem esta tarde de segunda-feira, dia 2, ao jogador do Sporting, Nuno Santos, e ao árbitro internacional, Sérgio Soares. A cerimónia realizou-se nos Paços do Concelho da Maia.

Natural de S. Pedro de Avioso, Castelo da Maia, Nuno Santos tem sido uma figura de destaque no desporto nacional. Por isso, a Câmara Municipal aproveitou a deslocação do atleta à terra que o viu nascer e crescer para as festividades de Ano Novo para o homenagear pelo título de Campeão Nacional da Liga Portugal pelo Sporting Clube de Portugal na época 2020/2021.

Já Sérgio Soares, natural de Silva Escura, tem sido um dos árbitros portugueses a participar nas competições ao mais alto nível de futebol de praia organizadas pela FIFA, inclusive na final do Mundial de Futebol de Praia.

Na cerimónia desta tarde, aberta à comunicação social, António Silva Tiago entregou aos desportistas maiatos a peça concebida pelo arquiteto Siza Vieira para assinalar os 500 anos do Foral da Maia.

O autarca considera-os verdadeiros “embaixadores da Maia” e pessoas “inspiradoras” para os jovens do concelho.

Os homenageados tiveram oportunidade de dirigir algumas palavras a Silva Tiago, manifestando o orgulho de ser da Maia e de levar o nome da sua terra mais longe através das suas ações desportivas. Nuno Santos ofereceu à autarquia uma camisola autografada e Sérgio Soares ofereceu a bola do jogo do Mundial de futebol de praia que apitou.

Também Hernâni Ribeiro, vereador do Desporto, mostrou-se agradado, em declarações à comunicação social, por ter sido possível concretizar esta distinção, dado que os homenageados não podem estar presentes na cerimónia formal da Gala do Desporto, que vai acontecer no domingo e que vai prestar tributo a mais de mil atletas do concelho da Maia.

A cerimónia irá decorrer a partir das 16h00, no Complexo de Ténis da Maia.

 

Sérgio Soares:

Sérgio Soares tem 43 anos, é natural de Nogueira e Silva Escura, concelho da Maia. Está inscrito na Associação de Futebol do Porto e tem sido um árbitro muito requisitado nas competições internacionais de futebol de praia.

Sérgio Soares foi jogador do Maia e do Milheirós, mas aos 17 anos resolveu terminar a carreira ao perspetivar apenas os campeonatos distritais no futuro. O pai desafiou-o a inscrever-se quando abriram vagas para um curso de arbitragem na Associação de Futebol do Porto, o que marcaria a viragem da carreira no futebol de 11 de atleta para árbitro.

Quando desceu do nacional para o distrital, resolveu investir num novo curso, o de árbitro de futebol de praia, na busca de novos horizontes. É árbitro internacional de futebol de praia desde 2014.

Sérgio Soares já arbitrou duas finais da Taça Intercontinental de futebol de praia, no Dubai, em 2016 e em 2018. Em 2021 esteve presente no Mundial que se realizou em Moscovo.

Em 2022, o árbitro da Maia esteve na Taça Intercontinental de Futebol de Praia, no Dubai, e no Taça Neom de Futebol de Praia 2022, que se realizou na Arábia Saudita.

Nuno Santos:

Nuno Santos tem 27 anos, é avançado no Sporting, desde 2020. Deu os primeiros passos no futebol no CD Trofense. Fez a maior parte da formação no FC Porto, que o emprestou uma época ao Padroense FC. Já depois passou pelo Rio Ave, Benfica (onde fez a transição para sénior) e Vitória. Entre 2017 e 2020 voltaria a envergar a camisola do Rio Ave, antes de rumar ao emblema dos leões.

A Taça da Liga inaugurou a sua lista de conquistas de leão ao peito, culminou a temporada 2020/2021 com o título de Campeão Nacional e em 2021/2022 venceu a Supertaça e mais uma Taça da Liga.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter