“Sargaço – Ontem, Hoje e Amanhã!” é o nome de uma exposição que arranca no próximo dia 28, no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde (CMIA).
Organizada pelo CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde e pelo MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente), Polo da Universidade de Coimbra, a mostra vai permitir aos visitantes conhecerem mais sobre esta mistura de algas, as multipotencialidades da sua utilização, a perspetiva histórica da apanha do sargaço, a sua importância para a comunidade piscatória da região, e, ainda, o futuro deste recurso.
Esta é uma iniciativa integrada nas atividades do projeto “VALSAR – Valorização do Sargaço da Costa Litoral”, desenvolvido no âmbito do UC MAR, promovido pela Universidade de Coimbra, o MAREFOZ (MARE-UC), tendo como parceiros o Centro de Neurociências e Biologia Celular (UC), a Escola Superior Agrária de Coimbra (IPC), o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde, contando com o apoio dos municípios de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim.
O projeto “VALSAR – Valorização do Sargaço da Costa Litorial” encontra-se em desenvolvimento nos Municípios de Vila do Conde e de Póvoa de Varzim, e pretende valorizar as multipotencialidades do sargaço da Costa Litoral Norte, promover o desenvolvimento local através de um recurso natural da região e valorizar a história e tradição do sargaço da Costa Litoral Norte.
O VALSAR é um projeto cofinanciado pelo MAR 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEAMP – Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas. Mais informações em www.uc.pt/valsar.
A 07 de outubro a exposição abre no Centro Póvoa Empresas, na Póvoa de Varzim.