No âmbito do Torneio Internacional de Xadrez da Maia, organizado pela Academia de Xadrez da Maia em colaboração com a Câmara Municipal, decorreu nos Paços do Concelho, na passada quinta-feira, uma receção oficial à Diretora-geral da International Chess Federation (FIDE), cargo que Dana Reizniece-Ozola exerce desde 2021.
A antiga ministra da Letónia é jogadora de xadrez, foi Campeã Nacional Feminina entre 1998 e 2001 e agraciada com a nomeação de Woman Grandmaster em 2001. Entre outros cargos que exerceu na alta administração pública e no governo, destaca-se o de ministra da Economia (2014-2016) e o de ministra das Finanças (2016-2019).
A representar a Câmara Municipal da Maia nesta receção, esteve presente o vereador do pelouro do Desporto, Juventude e Dinamização Territorial, Hernâni Ribeiro que sublinhou ser “sempre uma honra para o Município da Maia e para a comunidade, acolher no seu seio desportistas de excelência cujo exemplo e testemunho é inspirador para todos nós e, no caso em particular de Dana Reizniece-Ozola, se torna ainda mais significativo no que respeita à igualdade de género e a sua afirmação natural na sociedade, pela competência e brilhantismo dos seus talentos, tais como o pensamento estratégico e a tomada de decisão”.
Dana Reizniece-Ozola afirmou: estar “encantada com a Maia e com Portugal, com a sua capacidade de organização e com a força que o desporto, e sobretudo a prática do xadrez, tem aqui na Maia”.