O secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, João Paulo Catarino, visitou Vila do Conde, esta quarta-feira e viu como vão as obras da marginal (em Vila do Conde e em Árvore). Uma intervenção que pretende repor as condições de segurança nestas praias.
Durante a estadia do governante em Vila do Conde foi também abordado o assunto relativo à ecovia do Rio Ave, que ligará Vila do Conde e a Trofa e que pretende oferecer condições ao passeio recreativo de contacto com a natureza e de fruição da paisagem, através da criação de pontos estratégicos que permitam a paragem e estimulem o contacto com as povoações adjacentes. Destacam-se as zonas da Espinheira e Carvalheira dado o amplo espaço de recreio e de contacto com a natureza e a promoção de desportos náuticos.
Também o vale do Rio Onda vai valorizado, deu conta a autarquia vilacondense, com a criação de uma ecovia capaz de conectar os concelhos de Vila do Conde, Maia e Matosinhos, facilitando a ligação ao metro em Modivas sul.
O executivo de Vila do Conde considera a componente natural do concelho e em especial as suas ‘Frentes de Água’ “absolutamente estratégicas para o desenvolvimento da cidade e do concelho” e afirma que “apostar num ambicioso programa de salvaguarda e valorização desse património natural e paisagístico é afirmar, no nosso território, um conjunto de valias ambientais, económicas e sociais auspiciosas e capazes de criar valor e elevar o concelho a novos patamares de desenvolvimento”.