Associação de abrigo de animais em Vila do Conde tem mais dez dias para desocupar terreno

Associação de abrigo de animais em Vila do Conde tem mais dez dias para desocupar terreno em Labruge
abrigo cão

A presidente da Associação ‘Tarecos e Patudos’ deu conta que, depois de uma providência cautelar, a ordem de despejo foi protelada por mais dez dias.

O ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) tinha ordenado o “encerramento compulsivo” em cinco dias, prazo que terminou esta terça-feira, por considerar o “elevado risco de incêndio”.

A Câmara Municipal emitiu ontem um comunicado a dar conta da situação, onde refere que, no seguimento de uma denúncia recebida pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas relativa a maus tratos, falta de condições, contaminação do terreno e construção ilegal, em abril deste ano, foi convocada uma vistoria ao local. Por indicação do ICNF, nesta vistoria fez-se representar a Autoridade Veterinária Concelhia e o SEPNA-GNR (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente).

Segundo a autarquia, não foram verificados quaisquer maus tratos, mas sem a existência de uma fossa e jaulas não permitidas pela tipologia do terreno. A inspeção verificou a falta de análises à água, a inexistência de Sistema de Proteção contra Incêndios (associada ao risco potencial de incêndio no local) e uma puxada ilegal de eletricidade que apresentava sério risco de segurança para os animais.

A Câmara de Vila do Conde refere que a Associação ‘Tarecos e Patudos’

não aceitou a ajuda da autarquia para colocar os animais em dois abrigos locais (Midas e Cerca).

A associação diz que não quer encaminhar os animais para outros abrigos que já não têm vagas condignas e prefere continuar a cuidá-los até os encaminhar para adoções responsáveis.

 

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter