Sem nada a perder e com uma exibição bem conseguida, a tenista portuguesa Filipa Alves entrou da melhor maneira na 28.ª edição da Taça Internacional Maia Jovem, ao bater na primeira ronda Maria Maria Johanna Lapimaa, da Estónia, em três sets, pelos parciais de 4-6, 6-1 e 6-3.
Nem o facto de estar a cerca de 500 lugares atrás da sua adversária no ranking fizeram tremer a jogadora lusa, que, depois de ceder a primeira partida, deu a volta ao marcador e surpreendeu Lapimaa, atual 59.ª na hierarquia Tennis Europe.
E esta foi a única vitória portuguesa na prova feminina, isto porque Diana Fernandes, Beatriz Castro, Frederica Nunes, Gabriela Amorim, Constança Catalão, Vitória Accon, Leonor Monteiro, foram todas afastadas na primeira ronda.
Na prova masculina de singulares deste quadro principal, apenas Salvador Simões conseguiu equilibrar minimamente o duelo que manteve com o sérvio Marko Dragovic, que mesmo assim venceu por 6-2 e 6-3. Pelo caminho ficaram Tomás Tocha, Rodrigo Leal, Tomás Vilaça e Gil Aroso. Uma palavra ainda para o espanhol radicado em Portugal, Adolfo Abascal, com o tenista que vive em Lisboa a perder para o alemão Niels McDonald, por 6-1 e 6-3.
