Missão Sorrisos de Esperança da Maia a caminho da Ucrânia

Foto CMM_arquivo

 

Um camião TIR carregado de bens de primeira necessidade e um autocarro de passageiros partiram esta sexta-feira ao final da tarde da Maia com destino à Polónia para fazer chegar a ajuda humanitária da Maia ao povo ucraniano.

Os bens foram recolhidos no âmbito da iniciativa “Sorrisos de Esperança – SOS Ucrânia”, uma ação de solidariedade dirigida ao povo ucraniano. A bordo são transportados os bens que tinham sido indicados numa lista fornecida pelo Consulado da Ucrânia, que foram doados generosamente pela comunidade maiata desde o passado sábado, data do lançamento da iniciativa liderada pela Câmara Municipal da Maia.

A acompanhar o camião TIR seguiu em viagem um autocarro de passageiros, com o objetivo de trazer 52 pessoas, na maioria mulheres e crianças, familiares de ucranianos residentes no Concelho da Maia, promovendo a reunificação de membros da mesma família.

Para além da recolha e transporte de bens de necessidade e da reunificação familiar, a iniciativa “Sorrisos de Esperança – SOS Ucrânia” visa cuidar da permanência temporária dos refugiados ao nível da saúde, educação, proteção social e fiscal, prevendo ainda a criação de uma bolsa de alojamento e a sua inserção profissional.

O Presidente da Câmara Municipal da Maia expressou a sua gratidão a toda a comunidade que se envolveu nesta missão, cidadania, famílias, instituições públicas e privadas e empresas, afirmando: “…na Maia há toda uma tradição de cuidar do vizinho da porta ao lado, do vizinho da mesma rua, do lugar, da freguesia, enfim, de ajudar solidária e genuinamente. Mas esta é a hora da Fraternidade, é a hora da Maia afirmar a sua fraternidade universal…”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter