O presidente da Junta de Freguesia de Mindelo, Vila do Conde denunciou, que a zona protegida em Mindelo foi desrespeitada “por pessoas da Póvoa de Varzim” que se concentram na segunda-feira de Páscoa para cumprirem a tradição da realização de piqueniques numa zona que é protegida e, que desse modo proíbe este tipo de atividades”.
Em entrevista ao Porto Canal, Cláudio Matos afirmou que muitas pessoas concentraram-se logo no domingo, fizeram fogueiras e dormiram na Reserva Ornitológica de Mindelo.
O autarca disse ser um ato de “injustiça”, pelo facto de os mindelenses respeitarem os regulamentos e as pessoas de fora não.
Cláudio Matos diz ter tido conhecimento de uma ação de fiscalização da GNR que pensa não ter “surtido qualquer efeito” já que durante a tarde, continuou a ver ajuntamentos e fogueiras.
A área de terreno é privada e os proprietários dizem não terem tido conhecimento nem terem recebido pedidos de autorização para ocupação do espaço. Ao Porto Canal disseram terem sido colocados, para os piqueniques, contentores do lixo por “algumas entidades públicas” que não identificaram à reportagem.