World Press Photo 2022 abre ao público no próximo dia 29 no Fórum da Maia

Foto premiada no WPP2022 de Amber Bracken

Inaugura no próximo dia 28 de outubro, às 18h30, a exposição World Press Photo 2022, que estará patente ao público, no Fórum da Maia, entre 29 de outubro e 20 de novembro.

O concurso World Press Photo é a principal competição do mundo para fotógrafos de imprensa, fotojornalistas e fotógrafos documentais, a nível profissional, e estabelece os padrões da profissão. O concurso deste ano atraiu 4.066 fotógrafos de 130 países. No total, foram apresentadas a concurso 64.823 fotografias.

Para oferecer um mais global e melhor equilíbrio geográfico de perspetivas, a fundação World Press Photo lançou uma nova estratégia regional este ano, alterando a configuração do concurso anual e da atribuição de prémios. Assim, as fotografias e histórias estão divididas em seis regiões do mundo – África, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Sudeste Asiático e Oceania – e em quatro categorias baseadas em formato: Fotografia do Ano da World Press Photo, Formato Aberto, Prémio Projeto de Fundo e Fotografia Individual. Essas categorias acolhem entradas que documentam novos momentos, eventos e consequências, bem como questões ou soluções sociais, políticas e ambientais.

“Kamloops Residential School”, de Amber Bracken, para o The New York Times, foi premiada com a Fotografia do Ano da World Press Photo. “Salvando Florestas com Fogo”, por Matthew Abbott, Austrália, para a National Geographic/Panos Pictures, foi premiada com a Reportagem do Ano da World Press Photo. A “Distopia Amazónica”, de Lalo de Almeida, Brasil, para a Folha de São Paulo/Panos Pictures, recebeu o Prémio Projeto de Fundo da World Press Photo. “Blood is a Seed”, de Isadora Romero, Equador, recebeu o Prémio Formato Aberto da World Press Photo. A obra premiada convida-nos a refletir sobre os efeitos devastadores da colonização e a importância de preservar o conhecimento indígena.

«É prestigiante para o município da Maia ter a possibilidade de apresentar esta excelente mostra de fotografia jornalística e pertencer ao restrito grupo de cidades da Europa e do mundo que acolhem este evento todos os anos. A World Press Photo realiza-se na Maia há 23 anos e é já um acontecimento de grande relevância no nosso município e na Região Norte, aguardado com enorme expectativa pelos milhares de pessoas que habitualmente visitam a exposição. Todos os anos a exposição recebe cerca de 8.000 visitantes, incluindo visitas de estudo organizadas por instituições de ensino», refere a autarquia em nota informativa.

Esta exposição mostra de uma forma precisa, justa e visualmente atraente o que de mais relevante aconteceu no mundo em 2021, promovendo uma reflexão sobre os tempos atuais e sensibilizando cada um de nós para a existência de desafios globais para os quais todos podemos e devemos prestar o nosso contributo.
Sabendo que uma imagem tem mais força e gera mais atenção do que qualquer mensagem escrita, tendo por isso maior poder de impulsionar os cidadãos para uma cidadania ativa, “a Câmara Municipal da Maia entende que esta exposição é uma excelente forma de reforçar a afirmação e pertinência dos pilares da agenda 2030 para todos os cidadãos, e para todos os territórios do mundo, sejam eles mais ou menos desenvolvidos”.

Assim, como tem sido feito em anos anteriores, a Câmara Municipal da Maia irá abordar a exposição encarando-a na perspetiva da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável e “mostrando como os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável estão relacionados com cada fotografia premiada retratada”.

A entrada será gratuita. Horário de visitas à exposição: Terça-feira a Domingo, das 10h às 22h.
Gratuito.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter