“VO” venceu Grande Prémio do festival Curtas Vila do Conde

"VO" venceu Grande Prémio do festival Curtas Vila do Conde

O filme “VO”, do francês Nicolas Gourault, “uma investigação quase forense” ao universo dos automóveis sem condutor e ao acidente ocorrido em 2018, conquistou este domingo o Grande Prémio do Festival Curtas de Vila do Conde.

Na Competição Nacional, o prémio de Melhor Filme foi para “Madrugada”, de Leonor Noivo, enquanto Mário Macedo obteve o prémio de Melhor Realizador com “Terceiro Turno”, e o Prémio do Público foi para “O Lobo Solitário”, de Filipe Melo.

Por categoria a concurso, o prémio de Melhor Filme de Animação foi para “I Gotta Look Good for the Apocalypse”, uma coprodução franco-turca dirigida por Ayce Kartal; em Documentário, para “Farrucas”, de Ian de la Rosa, uma coprodução entre Espanha e os Estados Unidos; em Ficção foi distinguido “L’Enfant Salamandre”, de Théo Dégen, da Bélgica; e o Prémio do Público foi para “David”, uma curta de ficção do norte-americano Zach Woods.

“VO” conseguiu também uma candidatura aos prémios da Academia Europeia de Cinema (European Film Awards), indicado pelo ‘Curtas’.

Na Competição Experimental do ‘Curtas’, o Prémio Centro de Arte Oliva foi para “Surviving you, always”, uma produção britânica dirigida por Morgan Quaintance.

Na competição “Take One”, dedicada a produções de estudantes de cinema de diversas instituições portuguesas e estrangeiras de ensino superior, o prémio de Melhor Filme foi para “Fruto do Vosso Ventre”, de Fábio Silva, enquanto o de Melhor Realizador português, nesta competição, foi para Ana S. Carvalho, por “(In)Quietude”.

“Vanille”, produção franco-suíça de Guillaume Lorin, conquistou o prémio de Melhor Filme da competição Curtinhas, dedicada ao público familiar e infantojuvenil.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter