Visitas guiadas ao Arquivo Municipal para celebrar Dia Internacional

Visitas guiadas ao Arquivo Municipal para celebrar Dia Internacional
arquivos

Celebra-se esta sexta feira (09 de junho) o Dia Internacional dos Arquivos.

Para assinalar a data, a Câmara de Vila do Conde vai realizar visitas guiadas que, em simultâneo, pretendem sensibilizar os cidadãos em geral e a comunidade educativa em particular, para a importância dos arquivos enquanto local privilegiado para a preservação da identidade e da memória individual e coletiva.

O Arquivo Municipal vai dar a conhecer os seus depósitos e outras áreas técnicas, habitualmente de acesso reservado, no Centro de Memória de Vila do Conde, sexta e sábado, pelas 16h30.

Neste arquivo está informação relativa ao município, a organizações, famílias, associações ou confrarias, entre outros, totalizando mais de 2.500 metros lineares de documentação, compreendida entre os séculos XII e XXI. Documentos em diferentes suportes, como pergaminho, papel, e diferentes suportes fotográficos, de que é exemplo o acervo proveniente da Foto Adriano.

No Centro de Documentação dos Portos Marítimos Quinhentistas – CEDOPORMAR – localizado na Alfândega Régia, está um núcleo especializado de informação digital, onde se encontra informação relacionada sobretudo com o período da expansão marítima portuguesa e tutelada por outras Instituições nacionais e internacionais.

Instalado no Centro de Memória, o Arquivo Municipal de Vila do Conde dispõe de todas as condições, com a sala de leitura e serviços educativos, que permite concretizar os seus principais objetivos e missões: conservar, preservar, divulgar e promover o património documental vilacondense.

Para participar na visita guiada basta fazer inscrição prévia através do email amvc@cm-viladoconde.pt ou pelo telefone 252 248 468. O número de inscrições é limitado.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter