Vila do Conde vive a Semana do Pescador

Vila do Conde vive a Semana do Pescador
monumento aos náufragos Vila do Conde

 

A Câmara Municipal de Vila do Conde está a promover, até amanhã, com a colaboração de várias entidades ligadas ao setor das pescas, a Semana do Pescador.

A iniciativa contempla um programa abrangente que inclui uma Mostra Gastronómica, visitas guiadas aos núcleos piscatórios, bota-abaixo, recreação histórica da chegada de uma “Catraia”, batismo de embarcação, exposição, espetáculos de folclore, concerto de José Alberto Reis, tertúlias, workshops, apresentação de livros, palestra sobre o Mar 2030 e ações nas escolas.

A Mostra Gastronómica, a ter lugar junto ao Mercado das Caxinas numa tenda instalada para o efeito, espaços de petisqueiras e de promoção do peixe enquanto produto alimentar, e serão ainda realizadas sessões de showcooking/demonstrações gastronómicas.

Amanhã, Dia Nacional do Pescador, terão lugar as habituais cerimónias religiosas, que se revestem de enorme simbolismo, na Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes e no Memorial aos Náufragos. Também neste dia realizar-se um almoço com a comunidade de pescadores e entidades ligadas ao setor das pescas, o qual contará com a presença da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, e do Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa.

O objetivo é homenagear o Pescador enquanto homem, profissional e figura incontornável da comunidade, assinalando a importância do setor das pescas no concelho, muito, particularmente, nas comunidades mais tradicionais como Caxinas, Poça da Barca e Vila Chã.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter