O Município de Vila do Conde submeteu, este mês, a candidatura a Capital Europeia da Juventude 2026.
A autarquia informou que esteve um ano a trabalhar em conjunto com a juventude, num processo de participação que envolveu mais de 1.800 jovens, avançando que identificaram 17 temas prioritários e 72 propostas inovadoras, mas sem avançar em que consistem.
A Câmara Municipal afirma-se “empenhada em aproveitar esta oportunidade como forma de criar as oportunidades necessárias para que os jovens tenham uma participação efetiva e relevante nos processos de tomada de decisão, garantindo que lhes é conferido um espaço de ação real para influenciar a construção da Vila do Conde que imaginamos no futuro”.
Na candidatura apresentada, Vila do Conde compromete-se, caso seja selecionada como a Capital Europeia da Juventude 2026, a trabalhar com o Fórum Europeu da Juventude para ter um programa abrangente, focado em objetivos como sustentabilidade e inclusão.
Com o slogan “making waves” [“fazer ondas”], a candidatura reafirma Vila do Conde como terra de rio, de mar, mas também de juventude, dinamismo e impacto: “fazemos ondas, porque Vila do Conde está pronta para agitar as águas”.